Sobre a actual crise sistémica e os sistemas complexos
Os sistemas complexos quando deixam um estado de equilíbrio, acabam geralmente por encontrar outros estados, e o regresso ao estado inicial dificilmente se dá e é muito complicado. Depois de uma crise nada fica como dantes. Será melhor ou pior? Enquanto houver capitalismo (como em todos as formações sociais), ao apodrecer piora, até que se dá o salto qualitativo, o aparecimento de outra formação social.
Analfabeto político
Simplesmente Genial
«O pior analfabeto é o analfabeto político. Não ouve, não fala, não participa dos acontecimentos políticos. Não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do pão, da farinha, do vestuário, do calçado e dos medicamentos, dependem de decisões políticas. O analfabeto político é um burro que se orgulha de peito cheio dizendo que odeia a política. Não sabe que da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado e o pior de todos os bandidos que é o político corrupto, mequetrefe e lacaio das empresas nacionais e multinacionais».
de Bertolt Brech
Obra do Arquitecto Comunista Niemauer em Cuba
O bastonário da Ordem dos Advogados, com as suas declarações, mete em causa as bases do sistema ideológico burguês e o "Pacto para a Justiça" imposto ao País através de negociação secreta entre PSD e PS, uma malfeitoria à margem do Estado de Direito.
La Rosa roja ahora también ha desaparecido. Dónde se encuentra es desconocido. Porque ella a los pobres la verdad ha dicho Los ricos del mundo la han extinguido. Bertold Brecht No meio das trevas, sorrio à vida, como se conhecesse a fórmula mágica que transforma o mal e a tristeza em claridade e em felicidade. Então, procuro uma razão para esta alegria, não a acho e não posso deixar de rir de mim mesma. Creio que a própria vida é o único segredo. Rosa Luxemburgo
O Regresso do Obscurantismo
PACTOS / JUNTARAM-SE PARA NOS TRAMAR
Os PACTOS entre PS e Cavaquistas sucedem-se à velocidade da luz: na justiça (para salvar canalha grossa),... depois a lei anti-constitucional para o fim da representatividade democrática nos executivos camarários, a seguir a perspectiva de revisão da constituição,... entre tanto a flexibilidade laboral,… e até já se fala na gestão bipartida dos dinheiros do novo aeroporto. Até parece que acabou o Estado de Direito. Ninguém confia nele nem o Centrão. Vem aí Macau II. Ou a saga das Melancias II.
Se não tiveres habilitações sempre podes candidatar--te a fazer, “com sucesso”, a estiva mais suja encomendada pelo patronato e não terás qualquer oposição da direita.
Um País, um Povo mais pobres
Ideologia e Ciência
A ciência não opera sobre o real, sobre os factos, mas sobre um caldo cultural que impregna o real. Esse real é informado e deformado por imagens, mitos, ideias fruto da vivência, da ignorância ou da acção consciente ou inconsciente do pensamento dominante. Esta mundo-visão constitui a ideologia dominante, onde o indivíduo, em geral, mergulha inconscientemente. É sobre este caldeirão de factos ideológicos e de matéria conceptual que opera o processo da prática e da criação teórica, com vista a atingir o conhecimento científico.
Conhecimento
«O conhecimento é uma eterna e infinita aproximação do pensamento ao objecto. O reflexo da natureza no pensamento do Homem não deve ser entendido como algo «morto», «abstracto» e sem movimento, sem contradições, mas sim como um progresso eterno de movimento, de aparecimento e resolução de contradições»(*). A força do pensamento reside na sua capacidade para se abstrair e afastar do particular, para se elevar a generalizações que exprimem o que é mais característico e essencial nos fenómenos (expressão directa ou indirecta do percetível da matéria).
(*) V.I. Lenine, Obras, ed. cit, t. XXXVII, pág. 186.
Sem comentários:
Enviar um comentário